terça-feira, 18 de novembro de 2008

Hallowen - PARTE 2

A PRESENÇA DAS BRUXAS
Bruxas e feiticeiras sempre foram vistas como adoradoras de demônios e detentoras de poderes mágicos e ocultos. Na Idade Média eram consideradas perigosas, pois se agrupavam em comunidades anticristãs. Elas se apresentavam com chapéus pontudos, duendes, poções mágicas, corvos, sapos e vassouras voadoras. Eram conhecidas pela capacidade de manipular poderes sobrenaturais, provocando horríveis tempestades e causando mal às pessoas. No século XV, XVI e XVII houve uma grande perseguição às pessoas envolvidas com bruxaria por parte da Igreja Católica Romana, levando à morte milhares. Embora inicialmente a Igreja Católica condenasse os festivais como o de "Pomona", não foi capaz de reprimi-lo por completo e, então, acabou por incorporá-lo ao calendário cristão. O grande festival celta em homenagem aos mortos, "Samhain", foi adotado como o "dia de todos os santos" em 1o. de novembro, passando a ser celebrado em homenagem a todos os "santos e santas" que já haviam morrido. É importante notarmos a postura que a Igreja Católica assumiu, pois aquilo que era tão proibido e motivo até de perseguição passou ser cultuado a ponto de tornar-se o famoso feriado de "finados", dia consagrado a cultuar os mortos.
A CELEBRAÇÃO HOJE
Atualmente, um dos maiores divulgadores do Halloween tem sido o sistema de escolas públicas na América do Norte e Europa, patrocinando as atividades dessa festa através de concursos de fantasias, danças, carnavais, exposições de arte e artesanatos. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Halloween é celebrado como um dia de festa, assombrações, truques e magias. O Halloween é também o dia em que as crianças saem às ruas para praticar o "trick-or-treting" (travessuras-ou-gostosuras: dê-nos coisas gostosas ou faremos travessuras). Esse costume surgiu no século IX na Europa, onde no dia 2 de novembro era celebrado o "Dia de todas as almas" ou o "Dia dos mortos". Nessa data os cristãos andavam de vila em vila para ganharem tortas de pão e groselha. Quanto mais tortas recebiam, mais orações eles prometiam fazer em memória dos parentes mortos daqueles que doavam as tortas. Naquela época acreditavam que os mortos ficavam num "limbo" por um período de tempo após a morte e que através das orações, mesmo de estranhos, aconteceria a passagem do limbo para o céu.

2 comentários:

Sam F. Barbosa disse...

Creio q haverá o dia em q o entendimento de muitos serão abertos para entender as coisas espirituais! E esses costumes serão abandonados para se ter uma vida plena com Deus! Deus quer q não fiquemos calados diante dessas mentiras q vem para iludir o povo a achar q essas festas são boas e q não tem nada a ver comemorá-las, que elas não atraem maldições! É muito bom colocar mesmo estudos para q todos entendam q não somos nós q falamos e sim a história!

Fernando Brito disse...

A Bíblia diz:"Sede santos porque Eu sou santo" (I Pd 1.16)- Santo significa separado. Precisamos nos separar, devemos ser diferentes. "E não vos conformeis com este século, mas transfomai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual boa, perfeita e agradável vontade de Deus"(Rm 12.2)